Quem somos?

“Quando tiveres que escolher entre dois caminhos, escolhe sempre o caminho do coração. Quem escolhe o caminho do coração nunca está se engana”

Popol Vuh, Livro sagrado dos Maias

Projecto e missão

O motor do OTEP (Outro Turismo É Possível) é a necessidade de tornar possível a coexistência de duas realidades: uma que gostamos, o Turismo, e outra que é urgente, a necessidade de contribuir para um planeta mais habitável e uma sociedade mais justa. Acreditamos profundamente que estas realidades não só devem ser compatibilizadas, mas até que o turismo pode ser usado como um instrumento fundamental para a transformação cultural que conduza a uma economia sustentável e colaborativa.

Com esta ideia como missão e da nossa visão como profissionais, detectamos uma lacuna na transmissão de conhecimentos e nas ferramentas que se desenvolvem a nível académico para a administração pública, empresas de turismo e em particular para os pequenos agentes turísticos que se encontram esquecidos e ao sabor das contingências do mercado.

Acreditamos que a transição sustentável deve ser feita de forma democrática e em todas as escalas, começando pelos que, no seu dia a dia, necessitam de apoios concretos para elevar o nível de sustentabilidade das suas actividades e no seu território.

Este é o nosso principal objectivo: Desenvolver e partilhar os conhecimentos e as ferramentas adequadas para que os pequenos agentes de turismo possam liderar, por si próprios, uma transição turística sustentável.

Os nossos compromissos

Valores éticos

Conduzimos a nossa actuação de acordo com um código de ética baseado nos valores da democracia, ecologia e inclusão social. Para nós, a forma como fazemos as coisas faz parte do próprio objectivo, e por isso nos comprometemos publicamente.

Qualidade

O rigor e o profissionalismo fazem parte da honestidade de qualquer serviço prestado. Em OTEP estamos comprometidos com a excelência do nosso trabalho e com uma atitude de escuta pró-activa e permanente com nossos parceiros, colaboradores, formandos e clientes.

Colaboração

Nos ecossistemas, os seres vivos estabelecem estratégias de sobrevivência que variam da competição por recursos à colaboração para superar as dificuldades. Nós acreditamos que todos os que compartilham da nossa visão são sempre aliados e possíveis colaboradores, da mesma forma que tecemos uma relação de colaboração interna entre os membros de OTEP.

As pessoas

Em OTEP (Outro Turismo É Possível), todas as pessoas são da mesma forma importantes, embora nossas responsabilidades e papéis de cada um sejam diferentes. Formandos, professores, colaboradores, subscritores e clientes formam uma rede de pessoas com um objectivo comum: transformar a natureza do modelo de turismo para torná-lo mais sustentável. O nosso sucesso depende da nossa capacidade de colaboração.

Damos as boas-vindas a tod@s que se juntam a esta aventura.

Pedro Morais

Más de 10 años de experiencia de diseño curricular y de Enseñanza de Grado y Máster en Ecoturismo. Casi 20 años de Consultoría y Formación en Turismo y Sostenibilidad. Participación en proyectos de investigación y desarrollo de ámbito nacional e internacional. (…Leer +)

Judith Paneque

Gestora de turismo sostenible. Consultora freelance

 

Me licencié en Historia. Llegué al turismo después de dedicarme a la aplicación de nuevas tecnologías a la interpreatación del patrimonio y el cicloturismo. Un Máster en turismo me llevó a su investigación. Pero lo más importante es que me sigo divirtiendo y cada día me apasiona más el reto que hemos asumido en OTEP. (…leer +)

Contacta-nos

Skip to content